Notícias
18 de fevereiro de 2025

Entenda o Lucro Presumido e seus Impactos com as novas Alíquotas Tributárias

O Lucro Presumido é um modelo de arrecadação “intermediário” entre o Simples Nacional e o Lucro Real, onde presume-se uma alíquota de lucratividade para diversos segmentos, e traz consigo uma simplicidade na apuração.

Atualmente, é muito utilizado em empresas que possuem alta margem de lucro e tamanho médio (Até R$ 78 M/Ano de faturamento).

Exemplo: Postos de Combustíveis, Agências, etc.

Empresas que atuam no Lucro Presumido precisam ficar atentas com a Reforma Tributária, pois as alíquotas atuais terão alterações, assim como determinados benefícios específicos serão extintos.

Já reforçamos em outras publicações que o setor de serviços será altamente impactado com a Reforma Tributária. E as empresas de serviços que apuram os tributos no Lucro Presumido precisam reforçar a preocupação.

O que muda com a Reforma Tributária:

Unificação dos impostos atrelados a Receita

PIS/COFINS/IPI e ICMS/ISS serão unificados no CBS e IBS.

No Lucro Presumido temos um impacto direto pois muitas empresas possuem alíquotas de PIS/COFINS pré definidas (3,65%) além do ISS (2 a 5%) e com o CBS/IBS essa alíquota pode chegar a 27%. Gerando assim um aumento relevante no aumento da Carga Tributária.

Revisão das Alíquotas de Presunção

Esta alteração das alíquotas pode gerar uma revisão direta das alíquotas atuais do Lucro Presumido para determinar o lucro de cada segmento, e assim impactar também as demais linhas como IRPJ/CSLL.

Extra: Setor de Serviços

Muitas empresas do segmento de serviços que possuem altas margens de lucro utilizam o Lucro Presumido por ser mais eficiente. Porém, com a Reforma Tributária isso pode mudar “do dia para a noite”. Alterando toda a estrutura tributária atual.

Importante avaliar se o Lucro Real não será uma boa opção.

TODAS as empresas, regimes de recolhimento, etc. serão impactados com a Reforma Tributária, e iremos abordar alguns segmentos específicos nas próximas publicações. Mas reforço a importância de nos anteciparmos.

Começar a entender os impactos nos clientes é a principal ação que podemos tomar neste momento.

Mudanças Conceituais também se aplicam

Os novos conceitos previstos para a Reforma Tributária também se aplicarão ao Lucro Presumido:

Split Payment

Onde os tributos podem ser recolhidos de forma automática no momento do pagamento dos tributos pelo cliente (Ex: Vendas no Cartão de Cartão de Crédito). Ocasionando possíveis impactos no Fluxo de Caixa

Isenções, Reduções e Regimes Especiais

A redução das bases de cálculo do IBS/CBS para segmentos ou produtos específicos (Alimentos, Remédios, etc.) se aplicam à empresas do Lucro Presumido.

Como me preparar e suportar meus clientes?

  • Faça uma simulação direta do PIS/COFINS/IPI e ISS/ICMS da operação atual e como ficaria com a Reforma Tributária
  • Análise os impactos tributários que a Reforma Tributária irá gerar
  • Monte cenários com o Lucro Real para avaliar as alternativas



Quer ficar por dentro da Reforma Tributária? Inscreva-se agora